RSS
email

Ponto com e Braga Celulares

Morada das Figueiras

O ESCRITÓRIO

CREHNOR CANGUÇU/RS

CREHNOR CANGUÇU/RS

HD SAT

Impressão Radical

Impressão Radical

Eliezer Rutz Antenas

AMOR E INSTRUÇÃO

À semelhança de que o vôo alado exige duas asas, a evolução humana, necessária para a felicidade, precisa dar-se em inteligência e em moral. É o que nos esclarecem os evangelhos e a doutrina espírita e, também, o que se observa na vida.
Nos evangelhos, é-nos informado, por exemplo, em Mateus 5:19 e em João  8:32, a necessidade do conhecimento. Também, o amor a Deus, ao próximo e a si mesmo é caracterizado como sendo o resumo e a essência de todos os deveres e de “toda a lei e os profetas”.
Na codificação espírita, Kardec e os benfeitores espirituais destacam a excelência do amor e da prática da caridade, o que só é possível com a fé, sendo que esta deve ser raciocinada, para o que são necessários conhecimentos como base para a construção de uma linha de raciocínio.
 Por exemplo: a) em O livro dos espíritos, na resposta às questões 192, 560, 566, 898, 967 é destacado que para ser perfeito, o espírito deve saber tudo, a começar pelo conhecimento de si mesmo, como está na questão 919; em várias questões, como nas 642 e 975, é destacada a necessidade da prática do bem;  b) em O livro dos médiuns, capítulo XXIII, consta que é preciso “praticar as virtudes impostas por Deus a cada um, de acordo com a sua condição”, sendo que, no capítulo XVII e no final desse livro, está escrito que é indispensável o estudo prévio da teoria, antes da prática; c) em O evangelho segundo o espiritismo, no capítulo VI tem a recomendação “espíritas amai-vos ... e instruí-vos”; no capítulo XI está registrado que a caridade (sem a qual não há salvação) só é possível com a fé, que aparece no capítulo XIX como sendo “mãe da esperança e da caridade” e que deve ser raciocinada e com o conhecimento daquilo em que cremos. 
Uma forma de praticar o bem é pelo trabalho, para o qual convém que qualquer atividade seja precedida de conhecimentos. Legalmente, as profissões só podem ser exercidas com a formação e habilitação correspondentes. 
A evolução moral pressupõe a prática da caridade, o que exige conhecimentos, concluindo-se que para nossas competência e felicidade são necessários amor e instrução. 


Liga Espírita Pelotense,  Andrade Neves, 981.
E-mail: contato@lep.org.br - Fone: 3278 2660


Bookmark and Share

0 comentários: