RSS
email

Rodeio In Fest - em Setembro

Morada das Figueiras

O ESCRITÓRIO

CREHNOR CANGUÇU/RS

CREHNOR CANGUÇU/RS

HD SAT

Semana do Servidor Público - Bradesco

Eliezer Rutz Antenas

Afinal, para que serve um vereador?

É de certa forma nebulosa a função do vereador para um país de jovem democracia como o Brasil. Confunde-se, por exemplo, fiscalização e criação de leis, atribuições do parlamentar, como arranjar empregos e conseguir leitos em hospitais, algo que não é de sua alçada. Para se criar uma nova geração mais consciente, a Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Queiroz foi às ruas indagar a população sobre o assunto. As respostas, a poucas horas da escolha da futura Câmara de Vereadores de Pelotas, surpreenderam pelo desconhecimento popular.

A ideia do projeto surgiu do professor de Filosofia Alexandre Mendes Sapper, que percebeu as dúvidas acerca das funções legislativas. “O vereador é muito importante porque é o político mais próximo das pessoas. Mas notei que não se sabe para que ele serve, se vota mais por afinidade, no vizinho”, comenta.

Após discussões em sala de aula, há dez dias os alunos foram a campo, no centro da cidade, e, sem distinguir sexo, idade ou grau de instrução, questionaram as pessoas sobre a ciência das funções e deveres do vereador e a necessidade do cargo para as cidades. A amostragem não foi exatamente grande - cem entrevistados -, mas os dados serviram para tirar uma temperatura: 71% não sabem para que serve um vereador e 18% acreditam não ser o cargo importante para o município e ao campo político em geral - outros 13% assinalaram “tanto faz” nesta questão.

Junto ao objetivo de verificar a importância que Pelotas dá aos vereadores, o projeto busca dar aos alunos a oportunidade de construírem sua visão de mundo com mais ferramentas em um país que discute atualmente a obrigação ou não de disciplinas como Sociologia e Filosofia na grade curricular do Ensino Médio. “Essas matérias ajudam o aluno a ser menos alienado. Com elas entendemos melhor a sociedade e acho que não é isso o que o poder quer”, comenta Leandro Jansen. “A maioria não escolheria a Filosofia se ela se tornasse opcional. Matemática e Português são importantes, mas é interessante sair para a rua e descobrir o mundo”, complementa João Artur Gomes, um dos estudantes de maior mobilização na ocupação à escola, realizada durante a greve nas escolas estaduais entre maio e julho deste ano.

É função do vereador
- Elaborar, discutir e votar projetos que serão transformados em leis
- Fiscalizar a administração pública
- Julgar as contas públicas dos administradores
- Apurar infrações político-administrativas por parte do prefeito e dos vereadores

Não é função do vereador
- Despachar atendimentos individuais (arrumar emprego, aposentar)
- Fazer assistência social.


Bookmark and Share

0 comentários: