RSS
email

Rodeio In Fest - em Setembro

Morada das Figueiras

O ESCRITÓRIO

CREHNOR CANGUÇU/RS

CREHNOR CANGUÇU/RS

HD SAT

Semana do Servidor Público - Bradesco

Eliezer Rutz Antenas

Maternidade do Hospital de Piratini é fechada

O fechamento da Maternidade de Referência Regional do Hospital de Caridade Nossa Senhora da Conceição de Piratini deixa pacientes de Pedras Altas, Cerrito, Pinheiro Machado e Piratini sem atendimentos obstétricos. O assunto foi discutido nesta sexta-feira (19) durante a reunião do Conselho de Gestores Municipais de Saúde da Zona Sul (Cosems/Sul) na sede da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) em Pelotas.
Conforme o coordenador do grupo, Celso Caetano, representante de Jaguarão, a suspensão dos serviços causa transtornos à população e obriga deslocamentos para outras localidades, como Aceguá, Santa Vitória do Palmar e Porto Alegre. "Tememos que outras referências também sejam encerradas e acabe gerando um caos ainda maior na saúde da Zona Sul", disse.

Ao explicar que o fechamento foi causado em função dos atrasos de repasses estaduais para manutenção dos serviços e, por consequência, o não cumprimento do check list padrão em número de profissionais exigido pela 3ª Coordenadoria Regional de Saúde, prevendo pediatras e médicos 24 horas por dia, o secretário de Saúde de Piratini, Diego Espíndola, solicitou apoio dos demais gestores na defesa pela continuidade dos atendimentos. Ele também anunciou a realização de encontro na Secretaria Estadual de Saúde, em Porto Alegre, para tratar do assunto. Os secretários da Zona Sul devem reunir-se ainda com o diretor do Hospital de Piratini na próxima quarta-feira, às 9h, para buscar soluções.

Planos Populares
Os gestores da região também manifestaram repúdio à proposta do governo federal de criar planos populares de saúde. Segundo a categoria, a proposta é uma ameaça grave à Saúde Pública e excluirá a população vulnerável - composta principalmente por doentes crônicos e idosos - por não contemplar exames e procedimentos de média e alta complexidade. (Diário Popular)

Bookmark and Share

0 comentários: