RSS
email

Ponto com e Braga Celulares

Morada das Figueiras

O ESCRITÓRIO

CREHNOR CANGUÇU/RS

CREHNOR CANGUÇU/RS

HD SAT

Impressão Radical

Impressão Radical

Eliezer Rutz Antenas

Inovação no Sul

Os jovens que participaram da turma de 2015 do programa Novos Rurais, em parceria com a Escola Técnica Estadual de Canguçu (ETEC), no Rio Grande do Sul, já estão com as suas Unidades de Referência em pleno funcionamento! Com o apoio financeiro disponibilizado pelo programa, os projetos saíram do papel e tornaram-se realidade para os 17 alunos que participaram da formação no ano passado. O objetivo é que estes novos empreendimentos tornem-se modelos para as comunidades onde estão inseridos e sejam replicáveis em escala maior. Conheça algumas Unidades que estão contribuindo para a diversificação da agricultura familiar na região:

Ferrageamento e casqueamento de equinos

Rafael Ibaldo tem uma ligação forte com equinos desde a infância. Ao cursar o ensino médio/técnico na ETEC, ele teve certeza que seu futuro estaria ligado ao cuidado de cavalos. O jovem levou essa paixão adiante ao participar do Novos Rurais e não pensou duas vezes na hora de definir o seu projeto. Com os recursos do programa, comprou ferramentas e os materiais necessários, fez cursos online e estagiou com um amigo que já fazia esse serviço. “Eu sou apaixonado por cavalos e o ferrageamento e casqueamento está crescendo bastante em Canguçu, então, eu vi no programa uma oportunidade de me inserir neste mercado”, explica. Mercado que vai muito bem, diga-se. Rafael cumpre uma agenda semanal cheia, atendendo em domicílio ou recebendo clientes na propriedade do seu sogro. Dependendo da demanda, falta espaço na agenda!

Plantação de morangos orgânicos
Há pouco mais de cinco anos, Abner Rutz não tinha ligação nenhuma com o campo. Sua família morava em Rio Grande e tinha como principal atividade o comércio. Porém, depois de sofrer dois assaltos, seu pai decidiu fechar as portas da venda e voltar para Canguçu, sua terra natal, onde abriu um novo estabelecimento. Mesmo assim, não se sentia feliz e resolveu voltar a viver da agricultura. Nesse meio tempo, Rafael, que só pensava em fazer vestibular e ir para a cidade, apaixonou-se pela horticultura ao estudar Administração Rural na escola. Quando entrou no Novos Rurais, decidiu elaborar um projeto de plantação de morangos orgânicos, que logo foi abraçado por seus pais. Há pouco mais de dois meses, a família arrendou uma propriedade e o cultivo de morango já é uma realidade!

Aviário colonial de galinhas poedeiras
Caroline Steffenmunsberg e sua família vivem em uma propriedade bastante diversificada, com plantações de milho, tomate, hortaliças e melancia como principais culturas. Não satisfeita, ao participar do Novos Rurais, a jovem decidiu retomar um sonho antigo e elaborou um projeto de avicultura de postura. Com os recursos do programa, Caroline, com a ajuda dos pais, construiu um galinheiro com capacidade para 250 aves, além de piquetes para as galinhas ciscarem ao ar livre. “Nós já tínhamos boa parte dos materiais em casa, como madeiras telhas. Com essa economia, pude construir uma planta com maior capacidade e possibilidade de ganhos em um curto período de tempo”, explica a jovem. “Trata-se de uma fonte extra de renda regular: faça chuva ou faça sol, as aves estarão sempre produzindo. Isso é muito importante para a sustentabilidade da nossa propriedade”, finaliza.

Instituto Souza Cruz

Bookmark and Share

0 comentários: