RSS
email

Ponto com e Braga Celulares

Morada das Figueiras

O ESCRITÓRIO

CRESOL SUL CANGUÇU/RS

CRESOL SUL CANGUÇU/RS

HD SAT

Impressão Radical

Impressão Radical

Eliezer Rutz Antenas

Feira da Agricultura Familiar é lançada na 39ª Expointer

Na tarde deste sábado, dia 27, primeiro dia da 39ª Expointer, ocorreu a abertura oficial do Pavilhão da Agricultura Familiar, com a presença do secretário especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), José Ricardo Roseno, do governador do Estado do Rio Grande do Sul, Ivo Sartori, e dos principais representantes do da agricultura familiar da região Sul do país.
Fotos:Maidana Idiarte/Canguçu em Foco

 Tarcísio Minetto, secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo foi o primeiro a discursar e falou da importância do setor para o estado. “A agricultura familiar representa 27% do PIB agro gaúcho. Tenho certeza de que esses 220 agricultores que estão expondo neste pavilhão têm orgulho da oportunidade de ter essa vitrine”, disse. O secretário de Estado disse ainda que está em andamento o projeto de construir mais um pavilhão para que mais agricultores familiares possam participar da Expointer no ano que vem.

O presidente da Fetag-RS, Carlos Joel Silva, destacou o papel de eventos como este para o desenvolvimento das agroindústrias do estado. “Se não fossem as feiras, muitas delas nem existiriam”, ressaltou.
Em seguida, José Ricardo Roseno, disse que, nos três meses que está à frente da Sead, este momento representa uma grande satisfação pessoal: “Sou admirador da agricultura familiar. E mais ainda dos representantes aqui do Rio Grande do Sul, que ajudam a elevar os números da média nacional. Enquanto no Brasil, 74% da mão de obra no campo são ocupadas por agricultores familiares, aqui no estado este número chega a 81%”, exemplificou.

O secretário especial destacou ainda o trabalho que vem sendo feito no Governo Federal para atender aos pedidos de trabalhadores rurais sulistas. “Nesta semana tivemos a boa notícia que conseguimos reverter a decisão do Banco Central que restringia o financiamento para produtores de tabaco”, disse, referindo-se à Resolução nº 4.483 que estabelecia novos critérios para o acesso ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Leia mais aqui. Roseno destacou ainda a ampliação do Programa Mais Alimentos e o seu empenho pelo fortalecimento das políticas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).

Já o governador Ivo Sartori ressaltou o quanto o agricultor familiar é forte, lutador e, acima de tudo, otimista: “Vocês são responsáveis por 70% do que chega à mesa dos brasileiros. É um setor que tem uma importância enorme para economia brasileira.”

Bons negócios

Dentre os 220 agricultores que trouxeram seus produtos, alguns são “velhos conhecidos” da feira. Um deles é Pedro Alberi, de 50 anos, que veio da cidade de Novo Barreiro (RS). Ele participa da Expointer desde 1999, trazendo seu mate da marca Ervateira Rainha do Sul quando ainda nem havia um pavilhão separado para pequenos agricultores. “Eu fui um dos primeiros a trazer produtos da agricultura familiar para a Expointer”, relata. Ao lado da mulher, Ilda da Silva Brizola, de 48 anos, ele conta que o evento se aperfeiçoa a cada ano. “Ganhamos muito tendo esse espaço para nós. Ano passado minhas vendas bateram recorde, e a minha expectativa é que esse ano seja ainda melhor”, diz, animado.

Os números da Expointer são mesmo animadores. Nos nove dias de evento, mais de 500 mil visitantes devem passar pelo Parque Estadual de Exposições Assis Brasil.

Serviço

18ª Feira da Agricultura Familiar na Expointer
Data: 27 de agosto a 4 de setembro de 2016
Horário: 8h30 às 20h30

Local: Parque de Exposição Assis Brasil – Esteio (RS)
O Pavilhão da Agricultura Familiar é uma promoção do Governo Federal, por meio da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). A comissão organizadora é composta pela Emater-RS, Fetag-RS, Fetraf-RS e Via Campesina.

OUÇA MANIFESTAÇÃO DO GOVERNADOR DURANTE O LANÇAMENTO DA FEIRA clicando aqui

Bookmark and Share

0 comentários: