RSS
email

Ponto com e Braga Celulares

Morada das Figueiras

O ESCRITÓRIO

CRESOL SUL CANGUÇU/RS

CRESOL SUL CANGUÇU/RS

HD SAT

Impressão Radical

Impressão Radical

Eliezer Rutz Antenas

1° Encontro Técnico sobre a cultura da oliveira

A Metade Sul do Estado vem demonstrado interesse na produção de oliveiras e para que os produtores interessados recebam mais informações sobre a cultura, a Emater/RS-Ascar e a Prefeitura de Canguçu, com apoio da Universidade Federal do Pampa (UniPampa), Embrapa Pecuária Sul e Olivas do Sul, promoveram o 1° Encontro Técnico da Cultura da Oliveira de Canguçu. O evento foi realizado nesta sexta-feira (26/08) no Centro de Formação de Agricultores de Canguçu (Cetac).
Atualmente, Canguçu possui a maior área de olivais no Rio Grande do Sul, o que corresponde a cerca de 400 hectares de terra. Com a possibilidade de ampliação da renda com a produção do azeite de oliva, por exemplo, cada vez mais produtores demonstram interesse em entrar na produção da cultura. O chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Canguçu, Gilvane Furtado, aponta que se há interesse por parte dos produtores, “então a parte técnica também precisa participar”, ressalta:
Com esta nova cultura conquistando novas áreas e mercados, o produtor precisa ter informação sobre a olivicultura para produzir de forma correta e o técnico, também precisa conhecer melhor as técnicas de produção para dar o suporte adequado. “È por isso que eventos como este, que reúne agricultores e extensionistas para debater sobre o assunto, é tão importante”, diz Gilvane.

A programação iniciou pela manhã, com palestra sobre o Programa Estadual de Desenvolvimento da Olivicultura “Pró-Oliva/RS”, ministrada pelo engenheiro agrônomo da Câmara Setorial das Oliveiras, da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), Paulo Lipp João. O programa tem apoio da Emater/RS-Ascar, Ministério da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Embrapa e Prefeituras, objetiva consolidar e expandir a olivicultura no Estado, promovendo suporte na defesa sanitária, pesquisa, assistência técnica e industrialização.
Em seguida, o engenheiro agrônomo Enilto Fick Coutinho, representando a Embrapa Clima Temperado, trouxe informações sobre a situação da cultura no Brasil e abordou sobre as pesquisas e perspectivas para o mercado. No período da tarde, os participantes tiveram uma palestra com o engenheiro agrônomo Fabricio Carlotto, da Olivas do Sul, sobre instalação e manejo dos pomares e, por fim, o engenheiro agrônomo e professor da UniPampa, doutor Vagner Brazil, explanou sobre os cuidados na colheita e na extração do azeite.
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional Pelotas

Bookmark and Share

1 comentários:

Ar Sul Pelotas disse...

Tenho enteresse no açunto