RSS
email

Ponto com e Braga Celulares

Morada das Figueiras

O ESCRITÓRIO

CRESOL SUL CANGUÇU/RS

CRESOL SUL CANGUÇU/RS

HD SAT

Impressão Radical

Impressão Radical

Eliezer Rutz Antenas

UFPEL:Solicitação de rematrícula inicia segunda (25)

ntre os dias 25 e 29 de julho, os estudantes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) poderão solicitar suas rematrículas por meio do sistema acadêmico Cobalto. A Coordenação de Tecnologia da Informação, que juntamente com a Coordenação de Registros Acadêmicos gere o processo, esclarece alguns pontos do processo e ainda destaca novidades que irão facilitar a vida dos discentes.

O principal ponto destacado pela coordenadora Amanda Argou é o fato de que a solicitação não significa necessariamente a garantia da vaga na disciplina: ao realizar o pedido, o estudante entra em uma espécie de ranking, que classifica os candidatos de acordo com critérios como proximidade da formatura e desempenho acadêmico satisfatório, entre outros. Amanda frisa que a ordem de entrada nessa lista não traz nenhum tipo de vantagem, pois algum estudante pode, por exemplo, solicitar matrícula no último dia e entrar na frente dos demais.

A CTI preparou uma novidade para o processo de solicitação deste semestre letivo: o Cobalto montará, a partir das disciplinas escolhidas pelo aluno, uma prévia da grade de horários que ele cumprirá. Em caso de colisão de horário, o próprio sistema alertará o estudante, de forma que ele altere sua solicitação sem que haja qualquer transtorno.

O dia seguinte ao do encerramento dos pedidos será usado para o processamento de todos os dados. A partir do dia 31 de julho, no entanto, já será possível consultar quais as matrículas foram efetuadas. Nos dias posteriores, de 1º a 5 de agosto, ocorrerá o período de correção de matrículas; esse procedimento deverá ser feito nos colegiados de curso, de forma presencial. Nessas datas, os estudantes que não tenham conseguido matrícula em cadeiras que julguem necessárias poderão buscar fazê-la. É importante consultar o colegiado de possíveis cronogramas de atendimento.

Após o início do semestre letivo, nos dias 8 e 9 de agosto, ocorrerão as matrículas especiais, ou seja, em disciplinas de outros cursos ou unidades acadêmicas. Para este procedimento, o estudante deverá se informar em cada colegiado sobre a metodologia adotada, visto que cada unidade tem sua própria forma de realizá-lo.

Campus das Ciências Humanas e Sociais

Os discentes dos cursos ligados à Faculdade de Educação (FaE) e aos Institutos de Ciências Humanas (ICH) e Filosofia, Sociologia e Política (Ifisp) e que tiveram seus calendários alterados pelo Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (Cocepe) devido à ocupação obedecerão calendário específico determinado em recente resolução. Dessa maneira, eles não deverão realizar a solicitação de matrícula no período dos demais cursos.

Bookmark and Share

0 comentários: