RSS
email

Ponto com e Braga Celulares

Morada das Figueiras

O ESCRITÓRIO

CRESOL SUL CANGUÇU/RS

CRESOL SUL CANGUÇU/RS

HD SAT

Impressão Radical

Impressão Radical

Eliezer Rutz Antenas

RS registra 62 casos de mormo em um ano

A Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul (Seapi) se reuniu com criadores de equinos do Estado para dar um panorama sobre os casos de mormo. Nos últimos 12 meses, dos cerca de 180 mil exames realizados, o número de animais afetados com a doença chegou a 62.

Segundo Gustavo Diehl, coordenador do Programa de Sanidade Equina da Seapi, o número pode ser considerado baixo, uma vez que o Rio Grande do Sul possui mais de 111 mil propriedades com equinos, em uma população de 529 mil cavalos. Apesar da baixa incidência, Diehl recomenda: “é fundamental que os proprietários realizem exames, inclusive naqueles animais que não foram testados, para que o cerco a doença aumente”.

Também durante o encontro foi discutida a ampliação de permissão de trânsito de equinos, por meio da emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) para o exame negativo do mormo, para seis meses (180 dias). Hoje a permissão vale para 60 dias. 

“Com a ampliação da permissão de trânsito de equinos, buscamos que todos os proprietários dos animais tenham condições de realizar os exames e, da mesma forma, tenhamos a garantia de manutenção dos eventos equestres”, ressalta o secretário da agricultura, Ernani Polo.

Bookmark and Share

0 comentários: