RSS
email

Ponto com e Braga Celulares

Morada das Figueiras

O ESCRITÓRIO

CRESOL SUL CANGUÇU/RS

CRESOL SUL CANGUÇU/RS

HD SAT

Impressão Radical

Impressão Radical

Eliezer Rutz Antenas

Canguçu melhora no ranking de transparência do RS

Pelotas está no primeiro lugar no ranking da transparência entre as prefeituras da Zona Sul, segundo o levantamento divulgado pelo Ministério Público Federal (MPF). Com avaliação de 9,3 pontos, a cidade avançou 0,5 ponto em relação ao último dado analisado pelo órgão. Entre os piores portais de transparência, Turuçu está na última colocação. Arroio Grande, Piratini e Candiota também estão entre os sites considerados com notas mais baixas.

Já Canguçu teve uma melhora significativa e está em 8º entre os municípios da região. Em 2015, na primeira avaliação a nota ficou 6,9 e este ano de 2016 subiu para 8,10 com uma diferença de -1,2. No geral do estado o município ocupa 217º posição.

O ranking da transparência classifica os Executivos em escala de 0 a 10 e consiste na verificação de itens essenciais como a existência dos editais de licitação e contratos na íntegra, possibilidade de envio de pedidos de informação de forma eletrônica e dados sobre a receita nos seis últimos meses, incluindo natureza, valores de previsão e arrecadados. Foram avaliados com a nota máxima 47 municípios gaúchos contra os três da etapa anterior. Porto Alegre, por exemplo, manteve a pontuação mais elevada. O levantamento foi realizado no período de abril a maio deste ano.

Foram enviadas recomendações a 490 prefeituras no Estado que deixaram de cumprir com a transparência exigida para as contas públicas em 2015. Contudo, nem todos os requisitos solicitados pelo MPF foram atendidos. Após as notificações, o índice estadual avançou para 7,36 em relação ao 6,06 obtido na primeira etapa realizada no final do ano passado.

Sobre o ranking 
O projeto Ranking da Transparência, idealizado pela Câmara de Combate à Corrupção do MPF, protagonizou a elevação da escala de transparência no Brasil e proporcionou o fortalecimento do controle social, da prevenção da corrupção e da publicidade na Administração Pública. O nível de transparência de estados e municípios brasileiros aumentou cerca de 31% em seis meses, a partir da atuação coordenada do órgão em todo o país. Este é um dos resultados verificados pelo levantamento.

Dados da Zona Sul divulgados pelo jornal Diário Popular deste sábado (11):
Pelotas 86º
Chuí 99º
Amaral Ferrador 136º
São José do Norte 144º
Capão do Leão 152º
Pinheiro Machado 152º
São Lourenço do Sul 163º
Canguçu 217º
Morro Redondo 270º
Santana da Boa Vista 270º
Santa Vitória do Palmar 313º
Herval 328º
Cerrito 357º
Jaguarão 357º
Pedro Osório 364º
Arroio do Padre 395º
Rio Grande 409º
Pedras Altas 435º
Aceguá 439º
Candiota 443º
Piratini 443º
Arroio Grande 482º
Turuçu 487º.
Saiba mais sobre o Mapa da Transparência clicando aqui

Bookmark and Share

0 comentários: