RSS
email

Ponto com e Braga Celulares

Morada das Figueiras

O ESCRITÓRIO

CRESOL SUL CANGUÇU/RS

CRESOL SUL CANGUÇU/RS

HD SAT

Impressão Radical

Impressão Radical

Eliezer Rutz Antenas

Trabalho de conscientização ambiental é realizado nos assentamentos de Canguçu

Na última quarta feira (06/04), aconteceu um Mutirão de Recolhimentos de Resíduos Recicláveis no Assentamento Renascer, em Canguçu, região Sul do Estado, e foi desenvolvido numa parceria da Emater/RS-Ascar com a Escola Oziel Alves Pereira, secretarias municipais de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Rural e Coopersol (Cooperativa de Trabalhadores em Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos).

O trabalho é fruto da conscientização sobre a necessidade de destino correto dos resíduos, realizada através de visitas e principalmente na escola, onde a conscientização foi direcionada aos alunos, que participaram de oficinas promovidas pela Secretaria de Meio Ambiente e Emater/RS-Ascar.
Nessas oficinas foram abordados diversos assuntos, com destaque para as diferenças dos lixos reciclável, orgânico e rejeito, de forma a esclarecer o que pode ser encaminhado para a coleta seletiva, bem como a importância da transmissão desses conhecimentos, pelos alunos, a seus pais. “Ficamos satisfeitos com esse trabalho, pois o material separado resultou em um caminhão de coleta cheio de materiais que podem ser aproveitados por outras pessoas”, analisa a extensionista da Emater/RS-Ascar, Ana Paula Jeske.
A cooperativa conta hoje com 15 famílias cooperativadas, que trabalham em uma estação de seleção e enfardamento desses materiais, que posteriormente são revendidos para empresas sediadas em Pelotas.
No momento da coleta, a Emater/RS-Ascar e um representante dos alunos da Escola Oziel Alves Pereira acompanharam o caminhão. Cada família que entregou o material para o caminhão de coleta recebeu uma muda de árvore nativa. As mudas são do Horto Municipal, cedidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural.
Esses mutirões vêm sendo realizados em todos os assentamentos de Canguçu durante o semestre. “O objetivo do trabalho é o bem-estar no meio rural, através de ações de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters), despertando a educação e a consciência ambiental”, ressalta Ana Paula, ao observar que “todos os atores são indispensáveis e estão verdadeiramente envolvidos, por isso o resultado é positivo”.
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Pelotas

Bookmark and Share

0 comentários: