RSS
email

Ponto com e Braga Celulares

Morada das Figueiras

O ESCRITÓRIO

CRESOL SUL CANGUÇU/RS

CRESOL SUL CANGUÇU/RS

HD SAT

Impressão Radical

Impressão Radical

Eliezer Rutz Antenas

Pomerano do Espirito Santo visitou Canguçu

A Colonização Pomerana, predominante em Canguçu, foi ponto de pesquisa para Lourival Bausen - consultor imobiliário - do Espírito Santo (ES). Ele esteve em Canguçu de 23 a 25 de abril conhecendo a realidade local e identificando as semelhanças entre os Pomeranos dos dois estados.

Bausen defende o ensino da língua pomerana nas escolas para manter viva a cultura. "Se não formos rápidos, nós vamos ter a falência dos pomeranos no Brasil e no mundo já que somos únicos que falam a língua nativa", comenta. Canguçu tem aprovada lei para ensino da língua pomerana, porém não foi colocado em prática pela administração.
Foto: Augusto Pinz/Canguçu em Foco

Lourival teve contato, em Canguçu, com a professora Tanise Stumpf. Ela desenvolve amplo trabalho pela cultura pomerana na escola João de Deus Nunes (JDN) e em especial no ensino da língua pomerana. No domingo eles estiveram em propriedades rurais no interior de Canguçu onde fala-se a língua pomerana e adotam-se usos e costumes da colonização.  

Após a visita ao município, Lourival passará por São Lourenço do Sul onde também quer conhecer a realidade dos moradores do município vizinho.

Para congregar os dois estados Lourival Bausen pretende incentivar caravanas dos municípios daqui e do Espírito Santo para que outros apaixonados pela cultura pomerana possam trocar experiências e assim manter viva a trajetória deste povo.
Nilso Pinz realizou entrevista com Lourival Bausen.
Foto: Augusto Pinz/Canguçu em Foco

Ele foi entrevistado para a Rádio Liberdade AM, em parceria com o pesquisador Nilso Pinz, sobre o tema para o programa "Liberdade Notícias 2ª Edição'" desta segunfa-feira (25). Ouça entrevista CLICANDO AQUI

Bookmark and Share

0 comentários: