RSS
email

Ponto com e Braga Celulares

CRESOL SUL CANGUÇU/RS

CRESOL SUL CANGUÇU/RS

HD SAT

Morada das Figueiras

São João Encomendas

Tchê Parque

Hoje é o dia 24 de julho, quinta-feira

- Trigésima semana do ano. - De janeiro a hoje passaram 205 dias. Faltam 160 dias para o fim  do ano. - Estação: Inverno. Lua Minguante. - Signo de Leão. - Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO NITHAEL e devem rezar o Versículo 19 do Salmo 102 para obter maior proteção.

Pensamento do dia: Sobre águas profunda flutuam águas calmas enganadoras.

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – MENSAGEM DA REITORIA - O município de São José dos Ausentes, o  mais frio do Rio Grande do Sul, foi criado em 20  de março de 1993, com 3.180 habitantes e 2.511  eleitores. Integra o Programa de Regionalização da Universidade de Caxias do Sul através do Campus Universitário de Vacaria – CAMVA/UCS.

COMEMORAÇÕES DO DIA DE HOJE, 24 DE JULHO - DIA DO CALOURO

O DIA DE HOJE, 24 DE JULHO, NA HISTÓRIA UNIVERSAL -
1567 – ILHA DE LOCH LEVEN – INGLATERRA - Mary Stuart, rainha dos escoceses, abdica.
1783 - CARACAS -  VENEZUELA - Nasce Simão Bolívar, herói da América do Sul, um dos mais importantes líderes da independência, contra a Espanha.
1801 – SÃO PERTERSBURGO – RÚSSIA - Assassinato do czar Paulo I, da Rússia.
1802 – PARIS – FRANÇA - Nasce Alexandre Dumas, novelista e dramaturgo francês.
1928 – PEQUIM – CHINA - A China adota o sistema métrico decimal.
1946 – PARIS – FRANÇA - Abertura da Conferência de Paz, em Paris, na qual se discutem tratados prévios com Itália, Romênia, Bulgária, Hungria e Finlândia.

1969 – CAPE KENEDDY – FLORIDA - A nave americana Apolo 11 volta à Terra. Seus astronautas são recolhidos pelo porta-aviões Hornet e postos em um vagão especial de quarentena.
1972 – NOVA IORQUE – ESTADOS UNIDOS - A ONU declara ter provas de que os EUA bombardearam deliberadamente vários diques no Vietname do Norte.      
1990 – GOLFO PÉRSICO - O Iraque envia 30 mil soldados para a fronteira com o Kuwait, e os EUA decretam estado de alerta para sua frota nas águas do Golfo Pérsico.
1991 – LONDRES – INGLATERRA  - Astrônomos descobrem planeta além do sistema solar. 
1992 – MADRID – ESPANHA - O Rei da Espanha encerra a II Cúpula Iberoamericana, no V Centenário do Descobrimento da América. Os preceitos de "compromisso com a democracia representativa, respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais" são reafirmados.
2000 – SANTIAGO DO CHILE – CHILE - O Partido Comunista do Chile acusa Augusto Pinochet, pelo desaparecimento de 137 de seus militantes, após o golpe de 1973.

2002 – NOVA IORQUE – ESTADOS UNIDOS - A Suíça adere à Organização das Nações Unida.

O DIA DE HOJE, 24 DE JULHO, NA HISTÓRIA DO BRASIL
1840 - RIO DE JANEIRO - Dom Pedro II nomeia seus ministros: Antônio Carlos Ribeiro de Andrada Machado e Silva; Martim Francisco Ribeiro de Andrada; Aureliano de Sousa e Oliveira Coutinho; Antônio Paulino Limpo de Abreu;  Antônio Francisco de Paula Holanda Cavalcanti de Albuquerque;  Francisco de Holanda Cavalcanti de Albuquerque.
1870 – RIO DE JANEIRO - Nasce Alphonsus de Guimarães, poeta simbolista brasileiro.
1908 – PERNAMBUCO – Nasce o poeta Solano Trindade. Era negro. 
1962 – RIO DE JANEIRO - A Rede Globo e a americana Time Life assinam um acordo para a instalação de uma emissora de TV no Rio de Janeiro.
1968 - RIO DE JANEIRO - Representantes da classe teatral brasileira realizam um protesto nas escadarias do Teatro Municipal, no Rio, contra a ação da censura.

1972 – SÃO PAULO - O "Patinho Feio", primeiro computador projetado e construído no Brasil, é colocado em funcionamento na Escola Politécnica da USP.                                                      
1975 – BRASÍLIA - O ministro das Minas e Energia, Shigeaki Ueki, revela a descoberta de mais 120 milhões de toneladas de fosfato na jazida de Patos de Minas MG.                                        
1996 – BRASÍLIA - Câmara aprova a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).

O DIA DE HOJE, 24 DE JULHO, NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1868 - RIO GRANDE - Nasce Euclides Bernardino de Moura, jornalista e historiador.
1889 – PIRATINI - Toma posse o Presidente da Província de São Pedro do Rio Grande, Gaspar Silveira Martins. Tendo sido chamado ao Rio de Janeiro, foi substituído pelo Vice-Presidente, que se achava no desempenho do cargo, quando foi proclamada a República.
1911 - SÃO LUIZ GONZAGA - Nasce  Maria da Conceição Silva Romero, contista. Foi diretora  da Revista PROVÍNCIA, órgão do GEP do Banco do mesmo nome.
1913 - PARIS (França) - Morre João Vicente Leite de Castro, natural de  P. Alegre. Escreveu o DICIONÁRIO GEOGRÁFICO E HISTÓRICO DAS CAMPANHAS DO PARAGUAI E URUGUAI.
1930 - SANTIAGO - Nasce  José Santiago Naud, jornalista, poeta, ensaísta e conferencista.
1960 - PORTO ALEGRE - Falecimento de  Dagoberto Coimbra Gonçalves, militar. Escreveu  MÉTODOS DE INFILTRAÇÃO COMUNISTA, em colaboração com Luís Moretti.
1968 - PORTO ALEGRE - Morre Tomás Thompson Flores, jornalista. Escreveu CRÔNICAS TEATRAIS. Primeiro Prefeito de Sarandi e prefeito de  Herval do Sul.

SANTO DO DIA DE HOJE, 24 DE JULHO - DIA DE LOUVOR AO BEM-AVENTURADO ANTÔNIO TURRIANI - Viveu no século XV, em Milão, Itália. Estudou medicina e cirurgia. Venerava Santo Agostinho, foi sacerdote e foi em peregrinação a Santiago de Compostela. Na viagem, ia curando os doentes que encontrava. De regresso, foi Áquila,cidade  tumultuada pelas discórdias. Pregou a paz. Em 1476, Áquila foi assolada pela peste. Antônio Turriani votou-se ao cuidado dos enfermos, confortando-os espiritualmente. Morreu em 1484, aos 70 anos. - DIA DE SANTA CRISTINA

O DIA DE HOJE, 24 DE JULHO, NA HISTÓRIA REGIONAL
1942 - GARIBALDI - ‘’É criada a Província do Rio Grande do Sul da Ordem dos Padres Capuchinhos, sendo titular o Sagrado Coração de Jesus, a primeira província capuchinha na América Latina. A notícia chegou em 26 seguinte, por cabograma, ao Vaticano. Era a Segunda Guerra Mundial e as comunicações, por isso, muito difíceis. Primeiro governo provincial: Frei José Cherubini, ministro provincial, e Frei Caetano Angheben, Frei Alberto Stawinski, Frei Cláudio Mocelin e Frei Fulgêncio Caron e  Frei Paulino Bernardi. O mandato terminou em 1945.
1958 - CAXIAS DO SUL - Reunião trata da visita do Presidente da Itália Giovanni Gronchi, com as presenças do Cônsul Geral da Itália no Rio Grande do Sul, Conde de San Marzano, do Prefeito Ruben Bento Alves e do Vice Cônsul da Itália em Caxias do Sul, Giorgio Stasi.
1960 - CAXIAS DO SUL - O Cônsul Geral da Itália Conde de San Marzano condecora 10 caxienses: Américo Garbin, Giorgio Stasi, Jorge Sehbe, Humberto Bassanesi, Mansueto Bernardi,  Nestor José Gollo, João José Conte, Reinaldo de Carli, José Gazola e Ary Zatti Oliva.
1965 - CAXIAS DO SUL - O ministro Roberto Campos  encomendou facas churrasqueiras da  Eberle, a fim de levá-las à União Soviética e homenagear os ministros com os quais se avistaria

Bookmark and Share

0 comentários: