RSS
email

Ponto com e Braga Celulares

CRESOL SUL CANGUÇU/RS

CRESOL SUL CANGUÇU/RS

Morada das Figueiras

São João Encomendas

NOVANET

Hoje é o dia 19 de junho, quinta-feira

-- Vigésima quinta semana do ano.-- De janeiro a hoje passaram 170 dias. Faltam 195 dias para o fim  do ano.-- Estação: Outono.  Lua minguante a partir das 15 horas e 40 minutos. -- Signo de Gêmeos. -- Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO LEUVIAH e devem rezar o Versículo 1 do Salmo 39 para obter maior proteção. -- Hoje a Igreja Católica Apostólica Romana festeja o Dia da Santíssima Trindade. Feriado religioso no Calendário da Igreja Católica Apostólica Romana: Corpus Christi.

Pensamento do dia:  Raposa, por mais boazinha que pareça, não protege galinheiro.

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – MENSAGEM DA REITORIA -  Hoje é o Dia do Cinema Brasileiro, atividade que começa a consolidar-se diante do público nacional e internacional pela qualidade de algumas de nossas produções. Marca a data da 1ª filmagem da baía da Guanabara, realizada em 19 de junho de 1898, com uma câmera Lumièr, pelo 1º cineasta brasileiro reconhecido, Afonso Segreto, a partir do navio francês, "Brèsil", quando ele retornava de uma viagem à Europa, onde fora para buscar equipamentos de filmagem. O filme nacional com maior público até hoje é Tropa de Elite 2 (2010) com dez milhões e setecentos e trinta e sete mil espectadores. Depois vem Dona Flor e seus dois maridos (1976), com  dez milhões e trezentos mil espectadores, números que atestam a qualificação da sétima arte no Brasil.

COMEMORAÇÕES DO DIA DE HOJE, 19 DE JUNHO - SEMANA NACIONAL ANTIDROGAS: começa hoje e termina no dia 26. Instituída pelo Governo Federal. - DIA NACIONAL DO FUTEBOL - A data se deu através da Confederação Brasileira de Futebol - CBF, e homenageia o primeiro time registrado como clube no Brasil, o Sport Clube Rio Grande, fundado em 19 de junho de 1900. O futebol chegou ao Brasil em 1849, através de Charles Miller, que estudou na Inglaterra, onde aprendeu as técnicas futebolísticas. Ao retornar ao Brasil, trouxe bola, agulha, bomba de encher e um uniforme. Esse esporte virou a paixão do do nosso país que é o maior campeão mundial. -
Começa a 2ª SEMANA DO LIVRO NACIONAL, até 27 de julho, em cerca de 20 cidades do Brasil.

O DIA DE HOJE, 19 DE JUNHO, NA HISTÓRIA UNIVERSAL
1885 – NOVA IORQUE – ESTADOS UNIDOS -  A Estátua da Liberdade chega a Nova Iorque, oferecida pela França para comemorar os 100 anos da Constituição dos Estados Unidos. 1
1956 - WASHINGTON – ESTADOS UNIDOS - França e EUA assinam acordo de cooperação para o uso pacífico da energia atômica.
1957 - ILHAS CHRISMAS – OCEANO PACÍFICO - Terceira bomba nuclear é detonada pelos britânicos na área de testes da ilha Christmas, no Pacífico.                               
1961 - KWAIT- O Kuwait obtém independência.                                    
1970 - MOSCOU – RÚSSIA – Autoridades  divulgam que a nave espacial soviética Soiuz 9 retorna à Terra, depois de 17 dias, quebrando o recorde de permanência no espaço.      

O DIA DE HOJE, 19 DE JUNHO, NA HISTÓRIA DO BRASIL
1870 - RIO DE JANEIRO - Nasce João Pandiá Calógeras, ‘’estadista e engenheiro, oriundo de nobre família italiana. Parlamentar por longos anos, ministro de três pastas, Agricultura, Fazenda e Guerra, representante do Brasil em missões diplomáticas, registrou em seus livros e relatórios os problemas da prosperidade nacional''. Morreu em Petrópolis aos 21 de abril de 1934.
1944 – RIO DE JANEIRO – Nasce o compositor, romancista e dramaturgo Chico Buarque de Holanda, autor de Fazenda Modelo (1975), Ópera do Malandro (1978) e Estorvo (1991).
1969 - BRASILIA - O Presidente Costa e Silva inaugura três geradoras da hidrelétrica de Jupi
2002 - BRASÌLIA - O senado brasileiro ratifica o protocolo de Quioto, que prevê a redução de 5% da emissão de gases poluentes.                                                      
2008 - BRASÍLIA – Lula sanciona “lei seca” que restringe completamente  o uso de álcool para motoristas e pune em caso de confirmação de dirigir embriagado.

O DIA DE HOJE, 19 DE JUNHO, NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1839 – REVOLUÇÃO FARROUPILHA - O Tenente Coronel José da Silva Brandão deixa o Ministério da Guerra, da Marinha e do Exterior. É substituído pelo Coronel José Mariano de Matos. O Coronel Domingos José de Almeida demite-se do cargo de ministro do Interior e Justiça. É nomeado em seu lugar o Dr. Sebastião Ribeiro, filho do General Bento Manuel Ribeiro.
1888 - PELOTAS - ‘’Em extrema miséria, após fuga da Casa de Caridade, é encontrado morto, Francisco LOBO DA COSTA. No dizer de Guilhermino César, ‘’é um dos poucos autores realmente vivos com que conta a literatura rio-grandense.’’
1907 - TAQUARA - Nasce João Joaquim Ferreira, músico e compositor.  CANTARES DA TERRA, coleção de músicas regionais.  Compôs o ‘’Hino do Folclore Riograndense’’, com Maria Ferreira.
1935 - SÃO PAULO - Falecimento de  Andradina América de Oliveira, professora, fundadora da revista ESCRÍNIO, em Bagé. Contista, biógrafa e teatróloga.

SANTO DO DIA DE HOJE, 19 DE JUNHO - DIA DE LOUVOR A SÃO ROMUALDO Abade. ‘’São Romualdo nasceu na Toscana e viveu entre o século X e início do século XI. Reformador da vida monástica, foi beneditino em  Ravena. Fundou o Mosteiro de Campo Maldoli, dando origem à Ordem Camaldulense. Comprometido, entendeu seu tempo, edicou-se à evangelização dos povos e com a reforma do clero. Ao pressentir a morte, despediu-se de cada um dos monges e quis morrer sozinho. Os monges camaldulenses tiveram duas casas em Caxias do Sul, uma em Santa Lúcia do Piaí e outra em Ana Rech. Vieram ao Brasil em 1899. Deixaram a mais grata memória

O DIA DE HOJE, 19 DE JUNHO, NA HISTÓRIA REGIONAL
1772 - CIMA DA SERRA - Antônio Pinto Ribeiro recebe do Governador Antonio Veiga de Andrade uma sesmaria, de 4 léguas por uma. Chamava-se Bom Retiro.
1859 – SALERNO – NÁPOLES - Nasce  Josué Notari. Em 1891 foi Cônsul da Itália no estado.
1895 - ANTÔNIO PRADO - Nasce Raimundo Magnabosco. Em Caxias do Sul, fundou a Casa Comercial Magnabosco e desempenhou relevante papel na vida comunitária.
1905 - CAXIAS DO SUL - É fundado o Clube Juvenil, prestigiosa instituição social, com sede à Praça Dante Alighieri. Foi e é cenário de inúmeros acontecimentos da vida caxiense.
1924 - ANTÔNIO PRADO – Nasce o Dr. Telmo Marcantônio Cunha, médico de brilhante atuação  profissional, de elevado conhecimento histórico e incentivo prestado a promoções culturais.  .
1939 – CAMALDOLI – ITÁLIA - Morre o Irmão camaldulense Donato Conte. Entrou na Ordem como oblato. Fez a primeira profissão religiosa em 27 de junho de 1927. Tinha 79 anos. Era brasileiro.
1942 - CAXIAS DO SUL - A cidade e a região amanhecem cobertas por espesso manto de neve.
1948 - CAXIAS DO SUL - Falecimento de João Paternoster, imigrante da Colônia Caxias.
1965 - ANTÔNIO PRADO - Pilares de concreto No Rio das Antas. É a ponte do Passo do Zeferino.
1992 - FAZENDA SOUZA (Caxias do Sul) - Morre Fioravante Dorigatti (92 anos). Na Semana da Pátria, com numerosos companheiros, desfilava pela rua da vila, no comando da cavalaria.
1994 - PORTO ALEGRE - Falecimento da Irmã Maria Teresa Rossi, filha de Félix e de Teresa Rossi. Tinha 103 anos, 81 de vida religiosa e residia no Colégio Sevigné, de Porto Alegre.

Bookmark and Share

0 comentários: