RSS
email

Ponto com e Braga Celulares

CRESOL SUL CANGUÇU/RS

CRESOL SUL CANGUÇU/RS

Morada das Figueiras

São João Encomendas

Hoje é o dia 27 de outubro, domingo

-- Quadragésima quarta  semana do ano. -- De janeiro até hoje passaram 300 dias. Faltam 65 dias para o fim do ano. -- Estação: Primavera. -- Lua minguante. --  Signo de Escorpião. – Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO SITAEL e devem rezar o Versículo 2 do Salmo 90 para fortalecer a proteção.

Pensamento do dia: A alma e a bondade não têm idade.

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – MENSAGEM DA REITORIA -
1971 - FUNDAÇÃO DE DIREITO PRIVADO. - Em 27 de outubro de 1971 foi Instituída comissão de estudos para transformar a mantenedora ‘’Associação Universidade de Caxias do Sul’’, em fundação de direito privado.
1992 - Em 27 de outubro de 1992 - Resolução do CEPE autoriza o funcionamento do Curso de Mestrado em Biotecnologia, hoje com Doutorado nessa importante área do conhecimento.

COMEMORAÇÕES DO DIA DE HOJE, 27 DE OUTUBRO
- DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELA PAZ
- DIA OFICIAL DO MÚSICO
- DIA DO ENGENHEIRO AGRÍCOLA.
DIA DA INDEPENDÊNCIA DE GRANADINAS E SÃO VICENTE , na América Central
- DIA DA INDEPEND~ENCIA DA REPÚBLICA DO TURCOMENISTÃO, na Ásia.

O DIA DE HOJE, 27 DE OUTUBRO, NA HISTÓRIA UNIVERSAL
1561 – SELVA AMAZÔNICA - Durante a sua louca expedição ao Amazonas, Lope de Aguirre mata a filha para evitar que caia em poder dos seus inimigos.
1728 – MARTON-IN-CLEVELAND – INGLATERRA - Nasce James Cook (1728-1779), em Marton-in-Cleveland, Yorkshire. Tornou-se uma legenda britânica como explorador.
1782 – GÊNOVA – ITÁLIA - Nasce Niccoló Paganini (1782-1840), violinista e compositor italiano.
1807 – FONTAINEBLEAU - FRANÇA - Assinatura do tratado entre Carlos IV, rei de Espanha, e Napoleão I, imperador dos franceses para o desmembramento dos Estados portugueses. O tratado toma o nome da localidade em que foi assinado e extingue a autonomia de Portugal e a casa de Bragança é destituída da coroa. A França, governada por Napoleão Bonaparte prepara a 1.ª Invasão Francesa de Portugal. Portugal é repartido em três áreas, sendo que Napoleão Bonaparte nunca teve intenção de pôr em prática o Tratado.

O DIA DE HOJE, 27 DE OUTUBRO, NA HISTÓRIA DO BRASIL
1645 – LISBOA – PORTUGAL - ‘’Carta patente de doação, declarando os primogênitos da Coroa príncipes titulares do Brasil e Duques de Bragança; cometendo-lhes o governo e administração da mesma casa, com ministros separados’’. Surge o título de Príncipe do Brasil.
1733 - LISBOA – PORTUGAL - Alvará proíbe a abertura de caminhos ou picadas, para a região das minas, para proteger a arrecadação de impostos, com penas muito severas. Caso se tornarem necessárias novas estradas, o Rei pede ser informado, reservando-se o despacho.
1892 – QUEBRÂNGULO – ALAGOAS – Nasce Graciliano Ramos, autor de Caetés (1933), Vidas Secas (1938) e Memórias do Cárcere (1953). Morreu no Rio de Janeiro em 20 de março de 1953.
1912 – RIO DE JANEIRO - Inauguração do bondinho do Pão de Açúcar, atração até hoje do RJ.

2001 – RIO DE JANEIRO - Oscar Schimidt, (o Mão-Santa), o maior cestinha brasileiro da história foi nomeado para o Hall da Fama da Federação Internacional de Basquete. Oscar Schmidt se junta a Amaury Passos, Hortência e Kanela na lista dos imortais do esporte. Oscar marcou mais de 7,6 mil pontos em 19 anos de seleção, foi campeão Pan-Americano em 1987 e bronze no mundial de 1978.


O DIA DE HOJE, 27 DE OUTUBRO, NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1875 - RIO DE JANEIRO - O Ministério da Agricultura defere o pedido de ressarcimento da Província de São Pedro do Rio Grande pelas 32 léguas quadradas cedidas ao Governo Geral, nas quais se situam as futuras Colônias Caxias, Conde d’Eu e Dona Isabel.
1916 – SANTIAGO – Nasce Antônio Carlos Machado, jornalista, ensaísta, poeta e advogado.
1920 – RIO GRANDE – Nasce Amélia Brandão, poetisa, autora do livro Falando ao Coração.
1935 – SÃO LUIZ GONZAGA – Nasce Dilamar Valsa Machado, radialista e político.
1943 – RIO GRANDE – Nasce Tânia Franco Carvalhal, ensaísta e professora universitária.
1952 – CARAZINHO – Nasce Francisco Salvatori, jornalista e novelista.

SANTA DO DIA DE HOJE, 27 DE OUTUBRODIA DA FESTA EM HONRA DA BEM-AVENTURADA TERESA VERZERI - Nasceu em Bérgamo, Itália, de família nobre, no ano de 1801. Aos 25 anos passou a dedicar-se à assistência de crianças desamparadas. Com algumas companheiras, cheias de ideal, fundou a Congregação das Filhas do Sagrado Coração de Jesus. Teresa destacou-se como fundadora, educadora, escritora e mestra espiritual. Morreu em 3 de março de 1852. Suas seguidoras, mais de mil religiosas, estão espalhadas pelo mundo e, desde 1931, no Brasil.

O DIA DE HOJE, 27 DE OUTUBRO, NA HISTÓRIA REGIONAL
1894 - CAXIAS DO SUL - O Município cria Comissão para as Comemorações do 5º aniversário da Proclamação da República: João Batista de Lucena, Hugo Luciano Ronca, Domingos Maineri, Gabriel Augusto Vilas Boas, Victor Bersani, Vitório Panarari, Antônio Moro, Lino Sartori, Luigi Michielin, Antônio Pieruccini e Rodolfo Felice Laner. A ata observa que deve também se festejado o término da Revolução Federalista e a posse do novo Presidente da República.
1901 - CAXIAS DO SUL - Nasce Ângelo Maggi, empresário de grande dinamismo e visão, prematuramente falecido. Destacou-se pela sua participação na vida comunitária.
1947 - ANNECY – FRANÇA - Morre Frei Teótimo de Vailly. Fez parte da Missão capuchinha rio-grandense, de 1902 a 1919, quando regressou à terra natal. Trabalhou em Veranópolis.
1998 - CAXIAS DO SUL - Na Católica Domus, refundação do Coral Santa Teresa. Maestrina Ivete De Carli.. com 32 pessoas. Estreou em 15 de outubro, na festa de Santa Teresa. Reaviva longa tradição, na matriz e depois Catedral de Santa Teresa, da música polifônica dos maiores mestres.

Bookmark and Share

0 comentários: