RSS
email

Ponto com e Braga Celulares

CRESOL SUL CANGUÇU/RS

CRESOL SUL CANGUÇU/RS

Morada das Figueiras

São João Encomendas

Hoje é sexta-feira, dia 28 de dezembro de 2012


– Quinquagésima segunda semana do ano. --  De janeiro a hoje passaram 363 dias. Faltam 3 dias para o fim  do ano. -- Estação: Verão. Lua  cheia a partir das 7 horas e 22 minutos. -- Signo de Capricórnio. Os aniversariantes de hoje são protegidos pelo Anjo DAMABIAH e devem rezar o Versículo 15 do Salmo 89, pedindo maior proteção.

Pensamento do dia: A sorte é cega e não marca horário.

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – Fim de Ano,  tempo de contabilizar  perdas e ganhos,  de lembrar as experiências vivenciadas  que nos fizeram crescer e nos ajudaram  a ver, no outro, um irmão. Lembrar as quedas e os esforços para voltar à luta. Os sonhos vividos  e os sonhos realizados. Tempo de agradecer. Agradeçamos por este ano que finda. Agradeçamos pela vida.

COMEMORAÇÕES DO DIA DE HOJE, 28 DE DEZEMBRO - DIA DO SALVA-VIDAS - DIA DE MAUÁ, criado pelo Decreto federal 54.971/64. Homenageia Irineu Evangelista de Sousa, Barão e Visconde de Mauá, patrono do Ministério dos Transportes. - DIA DA MARINHA MERCANTE.

O DIA DE HOJE, 28 DE DEZEMBRO, NA HISTÓRIA UNIVERSAL
1895 – PARIS – FRANÇA - O cinematógrafo, invenção dos irmãos franceses Louis e Auguste Lumière, permite que eles se tornam os primeiros a conseguir passar o filme num ritmo constante e projetar as imagens numa tela. A histórica 1ª sessão de cinema teve  lugar num café de Paris em 28 de dezembro, com   nove filmes curtos, entre eles  “A Chegada do Trem á Estação de Ciotat.” 
1908 – MESSINA - ITÁLIA – Terremoto de grande violência causa a morte de 80.000 pessoas.
1947 – ALEXANDRIA - EGITO – Victor Emmanuel III, último rei de Itália, morreu em Alexandria, Egito, no exílio. Rei desde 1900, após o assassinato do seu pai, nomeou Mussolini primeiro ministro, não foi capaz de impedir os fascistas de tomar o poder. Tinha abdicado em 1946.

O DIA DE HOJE, 28  DE DEZEMBRO,  NA HISTÓRIA DO BRASIL
1557 – SALVADOR  -  Mem de Sá chega à Bahia e sucede Duarte da Costa como governador-geral do Brasil. Terceiro na função, por quase 15 anos governou a colônia conciliando disputas políticas e combatendo os franceses que tentavam tomar o território.
1868 – CEARÁ – A Lei Provincial nº 1254 dá início à luta pela abolição da escravatura naquela então província, o que seria alcançado em 235 de março de 1884.
1889 - PORTO - PORTUGAL - Morre D. Teresa Cristina,esposa de Pedro II e  imperatriz do Brasil.
1918 – ILHÉUS - BAHIA – Nasce Abel Pereira, poeta de haikais (poemas curtos japoneses).
1921 - RIO DE JANEIRO - Decreto 441 da República determina a transladação, para o Brasil,  dos restos mortais de D. Isabel de Orleans e Bragança, a Redentora.
1943 – RIO DE JANEIRO - Estreia a peça O Vestido de Noiva, de Nélson Rodrigues, com cenário do pintor Santa Rosa e direção de Ziembinski.
1992 – RIO DE JANEIRO - Morre o escritor Otto Lara Resende.

O DIA DE HOJE, 28 DE DEZEMBRO,  NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1813 – ARROIO GRANDE – Nasce Irineu Evangelista de Souza, Visconde de Mauá. Empreendedor e homem de visão investiu no desenvolvimento do país através de ferrovias, empresas de navegação, companhia de gás para iluminação. É o precursor da indústria nacional.
1895 - PASSO FUNDO - Nasce Juvenal José Pinto, prefeito de Osório e de Lajeado. 
1900 - ALEGRETE - Nasce João da Cunha Vargas, poeta regionalista.
1915 - BAGÉ - Morre Salustiano Maciel, jornalista, poeta e teatrólogo. 
1924 - SÃO GABRIEL - Nasce Osório Santana Figueiredo, biógrafo, historiador e militar.
1927 - FLORES DA CUNHA - Nasce Valdemar Cirilo Verdi, padre capuchinho e historiador.
1942 -  CAÇAPAVA DO SUL - Nasce José Antônio Severo, jornalista e ficcionista.
1944 – PORTO ALEGRE - Criados os municípios de CACEQUI, CANELA, MARCELINO RAMOS  e TRÊS PASSOS.
1947 - SÃO FRANCISCO DE ASSIS - Nasce Salvador Ferrando Lamberty, poeta regionalista.

SANTOS DO DIA DE HOJE, 28 DE DEZEMBRO – SANTOS INOCENTES -  ‘’A Igreja honra como mártires este coro de crianças, vítimas do sanguinário rei Herodes, arrancados dos braços de suas mães em tenra idade para escrever com seu próprio sangue a primeira página do álbum de ouro dos mártires cristãos e merecer a glória eterna segundo a promessa de Jesus: "Quem perder a vida por amor de mim a encontrará."  Para eles a liturgia repete hoje as palavras do poeta Prudêncio: " Salve, ó flores dos mártires, que na alvorada do cristianismo fostes massacrados pelo perseguidor de Jesus, como um violento furacão arranca as rosas apenas desabrochadas. Vós fostes as primeiras vítimas, a tenra grei imolada, num mesmo altar recebestes a palma e a coroa."

O DIA DE HOJE, 28 DE DEZEMBRO,  NA HISTÓRIA REGIONAL 
1902 – LINHA IMPERIAL - NOVA PETRÓPOLIS – Fundação da Cooperativa pioneira, a então ‘’Caixa Econômica Amstadt’’, ainda hoje em funcionamento, a mais antiga de todas as Américas.
1935 - CAXIAS DO SUL - Tomam posse os vereadores: Manuel José Alencastro Guimarães, Mário Pezzi, Américo Ribeiro Mendes, João Turra,  José Éberle, Arthur Rech, Humberto Bassanesi e Emílio Parolini Pezzi. A solenidade realizou-se no prédio onde hoje funciona o Museu Municipal.
1949 – CAXIAS DO SUL - Dom José Barea, bispo diocesano, cria a paróquia da Imaculada Conceição, entregue à direção dos Freis Capuchinhos.
1961 - CAXIAS DO SUL - ANA RECH - Morre o Pe. Agostinho Gastaldo, benemérito educador josefino. Italiano, foi um dos fundadores do Colégio Murialdo , em pleno funcionamento.
1962 – CAXIAS DO SUL – O Recreio da Juventude comemora festivamente a passagem dos seus cinqüenta anos de existência. Foi fundado em 28 de dezembro de 1912.
1978 – CAXIAS DO SUL – Morre Germano Pisani, empresário e ex-vereador, de intensa atuação comunitária. Nasceu em 28 de março de 1903.
1979 – CAXIAS DO SUL – Pela lei 2.535 são extintos os distritos de Ana Rech, Galópolis e Forqueta e são criadas Regiões Administrativas com o mesmo nome dos  distritos.

Bookmark and Share

0 comentários: