RSS
email

Ponto com e Braga Celulares

CRESOL SUL CANGUÇU/RS

CRESOL SUL CANGUÇU/RS

HD SAT

Morada das Figueiras

São João Encomendas

Tchê Parque

Hoje é dia 13 de setembro, quinta-feira


--Trigésima sétima semana do ano. -- De janeiro a hoje passaram 257 dias. Faltam 109 dias para o fim  do ano. -- Estação: Inverno.-- Lua minguante. -- Signo de Virgem. - Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO VASAHIAH e devem rezar o Versículo 4 do Salmo 32 para pedir sua proteção e auxílio nas dificuldades.

Pensamento do dia: Quem tem telhado de vidro, não atira pedra no do vizinho.

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – MENSAGEM DA REITORIA – Estamos em plena Semana Farroupilha. O Rio Grande do Sul evoca seu histórico decênio heroico. Todo Centro de Tradição Gaúcha está em festa. Iniciada em 20 de setembro de 1835, a Revolução Farroupilha é cultuada como se tivesse acontecido há poucos anos. Para os autênticos gaúchos, traz a marca da perenidade. Nela aprendemos a amar o Rio Grande do Sul e com ela nos identificamos.

O DIA DE HOJE, 13 DE SETEMBRO,  NA HISTÓRIA UNIVERSAL
1788 – NOVA IORQUE – ESTADOS UNIDOS -  O Congresso dos Estados Unidos, criado devido à aprovação da Constituição, manteve a cidade de Nova Iorque temporariamente como a capital do país entre 1785 a 1790, quando a sede  nacional mudou-se em definitivo para Washington, DC.
1791 – PARIS – FRANÇA – O Imperador Luís XVI sanciona a primeira constituição francesa.
1816 – BUENOS AIRES – ARGENTINA - Juramento da independência argentina em Buenos Aires. A independência foi declarada em 9 de julho deste ano pelo Congresso de Tucumán.

1906 – PARIS – FRANÇA - Santos Dumont é bem sucedido, no 1º voo do 14 BIS,  na distância de apenas 7 ou 13 metros. Teve pouso violento, a hélice e o trem de pouso foram danificados.
1922 – DESERTO DA LÍBIA - A temperatura mais alta da Terra é registrada em Al Aziziyah, uma área desértica na Líbia. Neste dia, a temperatura foi de 58 graus Celsius.
1923 – MADRID – ESPANHA - O exército espanhol toma o controle do país, inaugurando a ditadura na Espanha, que terminaria em 1930.

1938 – BERLIM – ALEMANHA – Anunciado o fim das negociações entre a Alemanha e a Tchecoslováquia sobre o região dos Sudetos.
1941 – CAIRO – EGITO - O exército italiano invade o Egito, ocupado por forças britânicas, começando a sua ofensiva no Norte de África. 
1949 – NOVA IORQUE – ESTADOS UNIDOS - A ONU coloca Jerusalém sob seu controle.
1955 – MOSCOU – RÚSSIA - O chanceler Konrad Adenauer, faz acordo com os soviéticos para estabelecer relações diplomáticas e a repatriamento de 9.626 prisioneiros de guerra alemães e reconhece oficialmente a República Federal da Alemanha Ocidental como um estado independente.
1959 - MOSCOU – RÚSSIA - O foguete soviético Lunik 2 alcança a superfície da Lua.
1989 – - ÁFRICA DO SUL - O arcebispo Desmond Tutu protesta contra o apartheid na África do Sul.
1993 – WASHINGTON – ESTADOS UNIDOS - A Autonomia de Gaza e Jericó é assinada em Washington. Isaac Rabin e Yasser Arafat se dão as mãos em um gesto patrocinado por Bill Clinton.
1994 – CAIRO – EGITO - A Conferência sobre população realizada no Cairo, Egito, aprova o programa demográfico da ONU para vinte anos, com reservas do Islã e do Vaticano.


O DIA DE HOJE, 13 DE SETEMBRO,  NA HISTÓRIA DO BRASIL
1649 - LISBOA – PORTUGAL - Proibida no  Brasil, a bebida de vinho de mel, aguardente e cachaça.
1826 - RIO DE JANEIRO - Salvador, capital da  Bahia, recebe o título de leal e valerosa.
1906 – BAGATELLE – FRANÇA – O brasileiro Santos Dumont realiza, em Bagatelle, a primeira decolagem em público de seu avião Demoiselle.
1911 – RIO DE JANEIRO - Morre Raimundo Correia, poeta, cronista e ensaísta brasileiro.
1943 - RIO DE JANEIRO - Decreto lei  n. 5812 cria os Territórios Federais do Amapá, do Rio Branco, de Guaporé, de Ponta Porã e do Iguaçu. O Território do Rio Branco passou a chamar-se Roraima em 1962 e o Território de Guaporé em 1956, recebeu o nome  de Rondônia.
1963 – BRASÍLIA - O Presidente João Goulart nomeia o Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco para a chefia do Estado-Maior do Exército Brasileiro.
1966 – BRASÍLIA - O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é instituído por Roberto Campos, ministro do Planejamento do governo militar.
1984 – CUIABÁ – MATO GROSSO DO SUL – O Presidente da República João Batista Figueiredo inaugura a BR 364 - Rodovia Marechal Rondon, 1.450 km entre Cuiabá e Porto Velho, no Roraima. 1987 – GOIANIA – GOIÁS - Uma cápsula de césio, do Instituto Goiano de Radioterapia, é vendida em ferro-velho. Em outubro, ela causaria uma das maiores contaminações por radiação no país.

O DIA DE HOJE, 13 DE SETEMBRO,  NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1868 -LAGOA VERMELHA - Nasce Salatiel Soares de Barros.  Empresario, foi cronista.
1872 - SÃO GABRIEL - Nasce João Borges Fortes, General,  Historiador, genealogista e sociólogo.
1917 - PASSO FUNDO - Nasce  Carlos Galves, economista, tradutor, jurista, crítico literário. 
1954 - RIO PARDO  -Nasce  Ayrton José Machado Ortiz, poeta, romancista, ensaísta e editor.
1958 - CAXIAS DO SUL - Festiva recepção ao visitante e Presidente da Itália Giovanni Gronchi,  juntamente com o Presidente Juscelino Kubitschek e o Governador do Estado Ildo Meneghetti. Gronchi deposita flores no Monumento Nacional ao Imigrante e pronuncia discurso histórico de exaltação à imigração. Um monumento de pedra em São Pelegrino registra a histórica visita. 

SANTO DO DIA DE HOJE, 13 DE SETEMBRO – SÃO JOÃO CRISÓSTOMO - Nasceu em Antioquia, na Ásia Menor, por volta de 349. É o mais conhecido dos padres da Igreja grega. Morrendo-lhe a mãe, retirou-se ao deserto, por seis anos, onde levou vida eremítica. Em 386 foi ordenado sacerdote. Seus sermões causaram grande impressão e ele recebeu o apelido de Crisóstomo que, em grego, quer dizer ‘’boca de ouro’’. Tornou-se Patriarca de Constantinopla, com  intensa evangelização rural, criação de hospitais, procissões contra os arianos, sermões incitando os fiéis à conversão. Várias vezes, como consequência de intrigas políticas, foi exilado.  Morreu exilado em 14 de setembro de 407.

O DIA DE HOJE, 13 DE SETEMBRO,  NA HISTÓRIA REGIONAL
1846 - BOM JARDIM - Inauguração da igreja evangélica e da escrituração dos livros da comunidade.
1893 - CAXIAS DO SUL - Morre Luiz Antônio Feijó Júnior,  que obteve a transferência da sede da Colônia de Nova Milano ao Campo dos Bugres. É o único  homenageado no Monumento Nacional ao Imigrante. Os colonos o chamavam de ‘’Conde’’, pois tinha todo o estilo de um nobre italiano.
1924 - PORTO ALEGRE - O Arcebispado cria as novas paróquias de Figueira de Melo, Faria Lemos e Santa Tereza.
1936 - SOLEDADE - Os  Capuchinhos tomam posse na Paróquia da Soledade, criada em 14 de janeiro de 1857. Frei Valentim Dalle Grave e Clemente Spinello instalaram-se em 21 de maio de l936.
1990 - GARIBALDI - Eleição de Frei Aldo Colombo para provincial dos Freis Capuchinhos. Com ele são eleitos Frei Clementino Dotti, Wilson Dallagnol, Sergio Marcello Dal Moro e Adir Crócoli, como definidores. Frei Silvestre Gialdi é eleito Secretário. O mandato vai até 1993, quando, a 13 de setembro, também em Garibaldi, Frei Aldo Colombo é reeleito.

Bookmark and Share

0 comentários: