RSS
email

B&S Produções

HD SAT

HD SAT

A diferença entre granizo e chuva congelada

Hoje, dia 02/08/11 (terça-feira) o nosso Estado teve registros de chuva congelada (ou chuva congelante), e começaram a surgir dúvidas sobre chuva congelante: Como se forma? É granizo? Qual a diferença entre granizo e essa chuva congelada?
O granizo (ou saraiva) é um fenômeno meteorológico, que consiste numa precipitação de pedras de gelo que podem medir 5 mm ou ser até do tamanho de uma laranja. Em muitas partes do mundo, é comum a tempestade com pedras de gelo do tamanho de uma bola de tênis. O granizo forma-se quando pequenas partículas de gelo caem dentro das nuvens, recolhendo assim a umidade. Essa umidade se congela e as partículas são levadas para cima novamente pelas correntes de ar, aumentando de tamanho. Isso acontece várias vezes, até que a partícula se transforma em granizo, que tem o peso suficiente para vencer as correntes de ar e cair em direção a terra. Abaixo segue um link do youtube que explica o processo de formação do granizo:
Já a chuva congelada ou chuva congelante é um tipo de precipitação que começa a cair desde as nuvens em direção à superfície em forma de neve, a grandes alturas, derrete-se completamente enquanto cai, quando atravessa uma camada de ar com temperatura acima do ponto de congelamento (0°C), e logo encontra uma segunda camada inferior a níveis mais baixos de temperatura que a primeira, sobrefundindo-se. Esta água então congelar-se-á ao impactar-se com qualquer objeto que encontre, podendo o gelo acumular-se até vários centímetros, com uma camada de gelo transparente.

--

Douglas da Silva Lindemann
Mestrando em Meteorologia Agrícola
Departamento de Meteorologia Agrícola
Universidade Federal de Viçosa-MG
Fone: DEA - (31)3899-1890
Cel. - (31)8581-8602.

Bookmark and Share

0 comentários: