RSS
email

Ponto com e Braga Celulares

CRESOL SUL CANGUÇU/RS

CRESOL SUL CANGUÇU/RS

HD SAT

Morada das Figueiras

São João Encomendas

Tchê Parque

BANCADA PP COMENTA CO-OFICIALIZAÇÃO POMERANA

Os vereadores Arion Braga, Cesar Madrid, José Fernando e Ubiratan Rodrigues comentaram a aprovação por unanimidade do projeto de lei que: Co-Oficializa a Língua Pomerana no Município e Inclui o Estudo da Língua nas Escolas Municipais, onde exista predominância da colonização Pomerana.
Vereador Madrid ressaltou que: “atualmente temos mais de cinqüenta por cento da população canguçuense descendentes de pomeranos, entendendo que devam ser estudadas alternativas também para preservação das outras etnias que formam o município de Canguçu”.
Vereador Arion disse: “ que já participei e me posicionei favorável em legislatura anterior a criação de feriado municipal no dia da reforma luterana e, e a inclusão do estudo da língua pomerana em regiões onde existe a predominância pomerana irá auxiliar na preservação da cultura deste povo trabalhador”.
Vereador José Fernando manifestou-se sobre: “ a importância da preservação da cultura e da língua dos pomeranos é indiscutível, eles ainda são responsáveis por parcela significativa do desenvolvimento do no nosso município na área agrícola e atualmente no comércio”.
Vereador Ubiratan Rodrigues salientou: “ os pomeranos são responsáveis por boa parte do desenvolvimento de nosso município na agricultura e atualmente no comércio, além de colaborarem significativamente para o desenvolvimento turístico do município, basta analisarmos as duas maiores festas a Koloni Fest na Wanda Venzke e Festa do Colono no Silmar Ledebuhr, sendo a preservação de suas culturas e hábitos imprescendíveis”
Na prática a inclusão da língua pomerana permitirá o ensino nos estabelecimentos da rede municipal da fala e principalmente da escrita que em nosso município havia-se perdido ao longo dos anos, recuperada recentemente pelo Professor Ismael Tressmann, com lançamento de um dicionário em pomerano, por exemplo:


Bookmark and Share

3 comentários:

Anônimo disse...

Na qualidade de descendente pomerano, quero parabenizar a bncada do PP, finalmente estamos tendo nossos valores reconhecidos, assim como todas etnias merecem.

Anônimo disse...

GOSTARIA DE SABER ONDE É QUE AS CRIANÇAS VÃO USAR A LÍNGUA POMERANA NO COTIDIANO ?SÓ SE FOR PARA FALAR COM O PESSOAL DO INTERIOR AO INVÉS DISSO PODERIAM DAR MAIS ÊNFASE PARA A LÍNGUA INGLESA QUE É COBRADA NO VESTIBULAR Ao invés DE INVENTAR MODA

Anônimo disse...

Fico indignada, quando as pessoas pensam que sabem das coisas, imagina dar aula em língua pomerana, na escola não se brinca, precisamos de fundamentação teórica para dar aula, onde achar? O ensino-aprendizagem dá-se através de um processo de construção, sinceramente, sou pedagoga e falo pomerano, mas não me submeteria a dar aula no achismo, pelo amor de Deus, isso é brincadeirinha de nossos vereadores sem informação, pois o FESTCAL que é somente um resgate de cultura já é uma indignação, quando uma escola apresenta a música " Eu fui junto", qual o teor de resgate dessa música? Precisamos de uma fundamentação para divulgar e resgatar alguma coisa.... Po favor vamos repensar ....