RSS
email

Ponto com e Braga Celulares

CRESOL SUL CANGUÇU/RS

CRESOL SUL CANGUÇU/RS

HD SAT

Morada das Figueiras

São João Encomendas

Tchê Parque

Aprovado projeto para ensino de lingua pomerana

Na sessão do dia 15 de Julho, mês que comemoramos O DIA DO COLONO E DO MOTORISTA, a Câmara Municipal de Canguçu, aprovou projeto da bancada do PP, que inclui a disciplina de estudo da Língua Pomerana no currículo escolar da Rede Municipal de Ensino, nas escolas com mais de 50% de alunos descendentes de alemães/pomeranos. Tal projeto teve emenda aprovada, do vereador Gerson do PT, que obriga a implantação do projeto, já que a proposta inicial apenas facultava ao Poder Executivo, bem como foi aprovado emenda do mesmo vereador, que torna optativo ao aluno também escolher por outras línguas já existentes no currículo escolar como o inglês e o espanhol.
O vereador Gerson acredita que a lei é um reconhecimento a trajetória dos colonos pomeranos do município. “Além de reconhecer a contribuição dos irmãos descendentes de alemães, possibilita sua real aplicação nas escolas que atendam o previsto na legislação, reconhecendo a contribuição deste povo para o município de Canguçu.”

*com informações da Assessoria do vereador

Bookmark and Share

5 comentários:

Anônimo disse...

Ainda BEM que é OPTATIVO, por favorrrrrrrrrrrrrrrrrrrr!

Anônimo disse...

o que alguma coisa contra a raça?????????????????????

Anônimo disse...

quem vai ministrar as aulas???

Anônimo disse...

Poderiam investir no ensino de um idioma que possa trazer algum benefício para o futuro do estudante, como o inglês ou espanhol. Agora...pomerano? Vai servir para quê?

Anônimo disse...

EU APOIO A INICIATIVA E CONDENO TODOS QUE PENSAM CONTRA, POIS PRESERVAR A LÍNGUA E DIVULGA-LÁ É PRESERVAR A HISTORIA E A CULTURA DE UM POVO E ISTO É A COISA MAIS IMPORTANTE DO QUE APRENDER INGLÊS OU ESPANHOL, VISTO QUE ISTO PODE LHE RENDER MUITOS BENEFICIOS JÁ QUE A LINGUA POMERANA É TÃO BRASILEIRA QUANTO O PORTUGUES E AS DEMAIS LINGUAS FALADAS EM NOSSO VASTO PAÍS, GOSTARIA DE CONHECER ALGUM POMERANO E SABER MAIS SOBRE A LINGUA SAXONICA QUE NADA TEM DE ALEMÃO. rogeriocarlos@yahoo.com.br