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ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL PARA ANEMIA FERROPRIVA

*ANEMIA É UMA DOENÇA CAUSADA PELA CARÊNCIA DE UM OU MAIS NUTRIENTES LEVANDO A UMA DIMINUIÇÃO DO NÚMERO DE CÉLULAS SANGUÍNEAS. O TIPO DE ANEMIA MAIS COMUM É A FERROPRIVA, CAUSADA PELA DEFICIÊNCIA DE FERRO NO ORGANISMO.

RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS:
DAR PREFERÊNCIA AOS ALIMENTOS RICOS EM FERRO, COMO:
*CARNES: PRESUNTO, MIÚDOS (FÍGADO, RIM, MOELA, CORAÇÃO, LÍNGUA), GADO, FRANGO, PEIXE E SARDINHA;
*OVOS: PRINCIPALMENTE A GEMA;
*VEGETAIS FRUTOS: ABÓBORA, BETERRABA, TOMATE;
*VEGETAIS FOLHAS: AGRIÃO, ESPINAFRE, PIMENTÃO, SALSA, REPOLHO, BRÓCOLIS, COUVE, MOSTARDA, FOLHA DA BETERRABA;
*FRUTAS: LARANJA, LIMÃO, MARACUJÁ, ABACAXI;
*CEREAIS: AVEIA, TRIGO, CEVADA, CENTEIO, PÃO INTEGRAL, MASSA INTEGRAL E ARROZ INTEGRAL;
*DOCES: AÇÚCAR MASCAVO, MELADO DE CANA;
*LEGUMINOSAS: FEIJÃO, LENTILHA, ERVILHA, GRÃO DE BICO;

DICAS:
*MANTER UMA ALIMENTAÇÃO BEM VARIADA, UTILIZANDO OS ALIMENTOS RICOS EM FERRO;
*FAZER DE 5 A 6 REFEIÇÕES POR DIA;
*INCLUIR NAS REFEIÇÕES ALIMENTOS RICOS EM VITAMINA C (FRUTAS CÍTRICAS) PARA MELHOR ABSORÇÃO DO FERRO MEIO COPO DE SUCO DE LARANJA PURO, POR EXEMPLO, JÁ É O SUFICIENTE;
*CONSUMIR, SEMPRE QUE POSSÍVEL, FRUTAS E VEGETAIS CRUS;
*EVITAR USO DE CHÁ PRETO E CAFÉ, POIS DIFICULTAM A ABSORÇÃO DO FERRO;
*QUANDO COZINHAR OS ALIMENTOS, USAR PEQUENAS QUANTIDADES DE ÁGUA, ISSO REDUZ A PERDA DE FERRO DOS ALIMENTOS;
*A COCÇÃO A VAPOR É A MANEIRA IDEAL DE CONSERVAR O FERRO DOS ALIMENTOS.

NENHUMA ORIENTAÇÃO SUBSTITUI UMA CONSULTA INDIVIDUALIZADA;
REFERÊNCIAS
http://www.cgpan.com.br/
Colaboração:
MARIA FRANCISCA A. BRANCO VIEIRA
CRN2 7040
Nutricionista formada pela Universidade da Região da Campanha – URCAMP em Bagé
Pós graduanda em Nutrição Clínica e Estética pelo IPGS em Porto Alegre
Atua como nutricionista na Prefeitura Municipal de Canguçu
desde 2006- RS

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1 comentários:

Anônimo disse...

Bem interessante estas dicas,meu filho tem anemia e esta matéria me ajudou a orientar quanto a alimentação dele. Parabéns ao Blog, que nos proporciona matérias como esta!!!