RSS
email

B&S Produções

HD SAT

HD SAT

Casos de raiva herbivora no interior de Canguçu

A Inspetoria veterinária de Canguçu registrou casos de raiva herbivora na localidade do Alto da Boa Vista - 5º distrito de Canguçu. A raiva herbí­vora é considerada pelos órgãos oficiais de saúde uma doença grave, sem cura e que pode levar o animal a óbito no perí­odo de três a dez dias.
Por este motivo a inspetoria veterinária local está pedindo que os moradores da região, em um raio de até 30 km do local citado, vacinem seus animais. A vacina deve ser comprada e custa R$ 25,00 com 20 doses.
A raiva herbí­vora é transmitida principalmente pela picada do morcego hematófago, aquele que se alimenta do sangue dos animais,. E caso os moradores do interior constatem a presença de morcegos, devem entrar em contato com a inspetoria para que os técnicos façam uma vistoria na propriedade.

Os sintomas apresentados pelos animais, são essencialmente comportamentais e podem ser distinguidos em duas fases da doença. Num primeiro momento ocorre uma mudança de comportamento, o animal perde a coordenação motora, apresenta reações de medo e dificuldades para desviar de obstáculos. Após esses primeiros sintomas vem a parte terminal da doença. Na sequência surge a paralisia, principalmente nas patas traseiras, o animal começa a tropeçar bastante e apresenta dificuldades para se manter de pé. Depois disso vem os tremores e também os movimentos de pedalagem, quando as patas traseiras não respondem mais, e finalmente o animal morre.

A inspetoria veterinária de Canguçu fica na rua Rua Silveira Martins, 561, telefone (0xx)53 3252-1129


Bookmark and Share

0 comentários: